A Jornada Mundial da Juventude 2023, com Lisboa como cidade-sede e Portugal como país anfitrião, transformou o nosso território num imenso palco de alegria, esperança e diversidade cultural, marcado por expressões de fé únicas, como só a juventude sabe manifestar. Durante dias, ruas, praças e igrejas foram invadidas por cânticos, sorrisos e abraços vindos de todos os pontos do planeta.
Portugal abriu os braços e o coração para receber milhares de jovens peregrinos, proporcionando-lhes um encontro inesquecível — entre eles, com o povo português e com o Papa Francisco.
Integrada na equipa de Comunicação e Relações Externas, tive a honra de servir na Sala de Imprensa da Santa Sé, acompanhando de perto a quase centena de jornalistas e profissionais de comunicação que viajaram com o Santo Padre no voo papal — conhecidos como vaticanistas. Foi uma experiência intensa, feita de muitas horas de trabalho, partilha de histórias e a certeza de que estávamos a preparar e, depois, participar num momento que ficará para sempre na memória coletiva.