É notícia
V Corrida & Caminhada da Paz Liberty Seguros

Partilhar notícia:
Viver em paz é uma das maiores aspirações da humanidade
 
A Capelinha das Aparições, lugar central da devoção a Nossa Senhora de Fátima e meta de todos quantos peregrinam à Cova da Iria, acolheu a 28 de fevereiro os cerca de cinco mil participantes na V Caminhada da Paz Liberty Seguros, iniciativa promovida e organizada pelo Grupo de Atletismo de Fátima, associação que em 2017 cumprirá 30 anos de serviço ao Desporto no concelho de Ourém. Isto no momento em que mais de 500 atletas, federados e não federados, participavam, seguindo um percurso diferente, na V Corrida da Paz Liberty Seguros. 
 
O momento na Capelinha das Aparições é entendido pela Organização como um dos centrais da iniciativa, isto por se pretender evocar e rezar pela paz no mundo e no coração das pessoas, já que a causa última do ser humano vem a ser a Paz.
 
Recebeu o grupo o capelão e diretor do Serviço de Pastoral Litúrgica padre Sérgio Henriques.“Viver em paz é uma das nossas aspirações mais profundas”. Assim, começou o sacerdote por referir, “todas as iniciativas que tenham em vista a promoção e o favorecimento da paz são de louvar e podemos senti-las como ato agradável a Deus pois, Ele é o Senhor da Paz”. Isto porque, disse, “a paz evoca boas relações, bem-estar, saúde individual e coletiva. Estremecemos quando alguma guerra ou conflito quebra a harmonia e a paz; vivemos preocupados com a sensação de que a paz é um bem constantemente em perigo”.
 
Junto da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, com o presidente do Grupo de Atletismo de Fátima, Joel Mariano, a segurar a Tocha Olímpica que ali havia sido acesa ao início da manhã, rezou-se no Santuário de Fátima para que a Paz seja uma realidade no mundo. Isto por meio da leitura e meditação da Palavra de Deus e de textos da vidente Lúcia de Jesus e de orações, enriquecidos com cânticos marianos e outros alusivos à paz.
 
Foram seis as principais intenções de oração. Rezou-se “pela Igreja e pela sua opção real e preferencial pelos pobres, para que se revele assim como um instrumento útil, na construção de um mundo mais solidário”, pelas “pessoas desorientadas interiormente ou transtornadas, apesar do seu bem-estar económico, para que sejam libertas da sua pobreza relacional, moral e espiritual” e “pelas crianças pobres, para que sejam promovidos os cuidados maternos, o serviço educativo, o acesso às vacinas e aos cuidados maternos e médicos”.
 
Orou-se também, “por uma verdadeira política de desarmamento: para que os recursos poupados possam ser destinados a projetos de desenvolvimento, em favor dos mais pobres”,  “pelo acesso de todos os países, ao mercado mundial, para que este seja assegurado a todos os países, promovendo uma solidariedade global, que aponte para o bem de cada um e de todos”, e, finalmente por todos os presentes naquele momento, naquele lugar, “para que deixemos alargar o nosso coração às necessidades dos pobres e fazer tudo o que nos for concretamente possível, para ir em seu auxilio”.
 
Confirmaram-se e foram ultrapassadas as expectativas do Grupo de Atletismo de Fátima no que respeita ao número de participantes na V Corrida e Caminhada da Paz Liberty Seguros, que apontavam para um número a rondar os 5000. Na Corrida inscreveram-se 505 atletas. Cerca de 5000 pessoas, de todas as idades e de vários pontos do país, participaram na Caminhada. Este segundo grupo é que parou em oração na Capelinha, já que a prova de Atletismo teve outro percurso. 
 
A VI Corrida e Caminhada da Paz Liberty Seguros está agendada a 26 de março de 2017.
 
28 de fevereiro de 2016
V Corrida & Caminhada da Paz Liberty Seguros