É notícia
Terço Comemorativo do Centenário das Aparições apresentado em Fátima

Partilhar notícia:
Numa iniciativa coordenada pela Associação Empresarial de Ourém-Fátima (ACISO), desenvolvida em estreita parceria e colaboração com o Santuário de Fátima, a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e um conjunto de empresários da região, o Terço Comemorativo do Centenário das Aparições foi esta manhã apresentado, em cerimónia realizada no Centro Pastoral de Paulo VI, na Cova da Iria.
 
Amorim Gonçalves, vice-presidente da ACISO, destaca que o objetivo primordial da produção do Terço Comemorativo do Centenário das Aparições, “certificado e reconhecido pela Casa da Moeda” e concretizado com o grande “impulso, disponibilidade e colaboração” do Santuário de Fátima, na pessoa do Reitor, padre Carlos Cabecinhas, é “ajudar a divulgar e a promover o que Fátima representa para os católicos, em Portugal e no Mundo”.
 
A peça, que pretende contribuir a seu modo para a celebração do Centenário dos Aparições (1917-2017) e para a difusão da Mensagem de Fátima, foi produzida nesta primeira fase em número de 50.000 exemplares, numerados.
 
"Este não é mais um terço. É um terço simbólico que representa o passado da história religiosa e também um pouco do futuro. E, quem o adquirir, terá e levará, consigo um pouco de Fátima no coração”, afirmou Amorim Gonçalves.
 
Trata-se de um produto certificado, verdadeiramente português e artesanal. As contas do terço, em vidro soprado num mesclado de cores branco e azul-celeste, são produzidas artesanalmente na Marinha Grande. O passador e a Cruz são em zamak com acabamento de cobre e prata e a corrente e arame são em latão prateado, também produzidos em Portugal. O encadeamento do terço, feito de forma manual, por artesãs locais, está a cargo de cinco empresários de artigos religiosos de Ourém-Fátima.
  
O terço comemorativo estará disponível para venda a partir de amanhã, 16 de junho, nos estabelecimentos comerciais da Cova da Iria que aderiram à ação, todos devidamente identificados, e nas cinco fábricas que produzem o artigo, para vendas em maior quantidade, para Portugal e para o Mundo.
 
O projeto assumiu desde a primeira hora o propósito de apoiar uma instituição local. Foi escolhido o Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), por esta instituição, presente em Fátima há 40 anos ao serviço da pessoa com deficiência, ter como objetivo de curto prazo a construção de um lar residencial para os seus utentes com deficiência cujas famílias têm incapacidade ou dificuldades de prestar o devido acompanhamento, sobretudo por motivo de velhice ou mesmo de morte.
 
“Ao adquirir este terço está a contribuir de forma solidária para a construção de um lar para pessoas com deficiência”, revelou Amorim Gonçalves. O terço custará 12 euros, valor estabelecido como preço único de venda ao público. 1 euro desse valor reverterá para o CRIF.
 
Agradecido pela iniciativa que favorecerá este projeto social sediado em Moimento-Fátima, o padre António Pereira, em nome do CRIF, destacou a dupla vertente do terço comemorativo: a colaboração para a difusão da Mensagem de Fátima e a colaboração solidária, com o apoio a este projeto concreto.
 
Também o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, destacou a importância do projeto nestes dois níveis: na difusão da Mensagem, “porque falar do Terço é falar de Nossa Senhora e, por isso, é ir ao núcleo central da Mensagem de Fátima”, e o "fim solidário que a iniciativa encerra”, já que apoia “uma instituição que o Santuário de Fátima sempre acarinhou”.
 
O lar residencial será construído junto das atuais instalações do CRIF, terá capacidade para 22 pessoas, que, durante o dia, continuarão a usufruir dos serviços prestados no edifício-sede do CRIF. Atualmente, o CRIF serve, em regime diurno, 130 pessoas com deficiência naturais de Fátima, Ourém, Leiria, Porto de Mós e Alcanena.
 
“Lutamos por um lar há 15 anos”, explica o padre António Pereira. Depois de um processo longo e difícil e que implicou a reformulação e simplificação do projeto inicial, a construção do lar está agora capaz de ser iniciada, explicou o sacerdote.
 
“Estamos a trabalhar com seriedade num projeto que é para a terra, para os mais desfavorecidos. (…) É um projeto simples, funcional, mas muito urgente e necessário”, afirmou o padre António Pereira.
 
Primeiro passo na busca da qualidade e certificação do Artigo Religioso de Fátima
 
O Terço Comemorativo do Centenário das Aparições é apresentado dentro de um estojo de plástico transparente e integra um pequeno livro informativo, disponível em sete idiomas.
 
O primeiro terço produzido foi oferecido a Nossa Senhora de Fátima, o segundo será enviado ao Papa Francisco, o terceiro será entregue ao Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. Estes três exemplares, e um outro exemplar para oferta ao pároco de Fátima, padre Rui Marto, foram entregues ao Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, durante a cerimónia de apresentação da peça, ocasião em que foi firmado o protocolo de utilização da verba angariada com a venda do terço, estabelecido entre a ACISO e o CRIF.
 
A ACISO acredita que o projeto de desenvolvimento, produção e venda do Terço Comemorativo do Centenário das Aparições seja o primeiro passo no caminho da almejada qualidade do artigo religioso comercializado em Fátima.
 
“Acho que este projeto, sem dúvida, pode constituir o primeiro passo na criação de mais produtos de origem absolutamente portuguesa e, ainda por cima, de grande valor acrescentado local, que possibilitem levar o nome de Fátima, de forma mais séria, para todo o Mundo”, afirmou o presidente da ACISO, Alexandre Marto.
 
Francisco Vieira, antigo presidente da ACISO, sublinhou, nas suas palavras iniciais em que recordou os primeiros passos do desenvolvimento deste terço, que a intenção de perseguir o objetivo da qualidade e da certificação dos artigos religiosos em Fátima foi um dos impulsos para este projeto.
 
"O sucesso deste projeto poderá abrir um novo caminho para o setor do artigo religioso em Fátima, porque associa na sua conceção uma matriz religiosa, conceitos de design, materiais e produção regional, elevados níveis de qualidade e uma garantia de certificação", disse.
 
Para Rodrigo Lucena, Administrador da Imprensa Nacional Casa da Moeda, também presente no momento de apresentação do Terço Comemorativo, a parceria estabelecida no desenvolvimento do terço poderá ter continuidade em outros projetos similares.
 
15 de Junho de 2016
Terço Comemorativo do Centenário das Aparições apresentado  em Fátima