É notícia
"Reflexões sobre Ética Médica" no prelo

Partilhar notícia:

 

No próximo dia 11 de maio, às 12:15, no Anfiteatro do Instituto São João de Deus, em Lisboa, é apresentado o livro “Reflexões sobre Ética Médica”.

D. Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, já confirmou presença na apresentação da obra, que terá lugar durante a primeira sessão do curso de Ética Médica promovido pela Associação dos Médicos Católicos Portugueses.

Com trabalhos assinados por vinte investigadores e/ou profissionais de diferentes especialidades médicas e da área do Direito de Portugal e de Espanha, a obra contou a coordenação editorial do psiquiatra Pedro Afonso e do padre e médico oncologista Miguel Cabral, respetivamente o presidente e o diretor espiritual da Associação dos Médicos Católicos Portugueses.

“Numa altura em que se tem assistido na Assembleia da República a várias iniciativas sobre temas fraturantes que dividem a sociedade e interferem com a prática médica – temas como o aborto, a eutanásia, a ideologia de género, etc. – este livro vem defender um conjunto de conceitos éticos e práticas médicas que nem sempre são coincidentes com a vontade política expressa pela maioria da sociedade”, antecipa Pedro Afonso.

De resto, esta mesma posição transparece na Introdução ao capítulo 17, intitulado “Proposta de Código de Ética para o Ensino e a Prática da Medicina”: “Os princípios éticos seguidamente expostos, inspirados numa ética personalista, assumem uma separação entre deontologia e legislação, já́ que infelizmente nem sempre existe coincidência entre a deontologia e alguma legislação em vigor”.

A obra está estruturada em dezassete capítulos. Os primeiros são centrados em conceitos e reflexões mais teóricas sobre a Ética, a Medicina e a Bioética. Nos seguintes capítulos o livro percorre um itinerário temático que inicia nos momentos anteriores à fecundação até ao momento da morte, numa abordagem a temas que vão desde a Medicina Pré-Natal à Eutanásia, passando por questões como a doença grave nas crianças, a relação médico-doente e a gestão de pessoas na área da Saúde.

“Procurámos que os conteúdos fossem abrangentes e de leitura fácil, embora sem perder o rigor científico. Por conseguinte, não pretendemos elaborar propriamente um manual de ética médica, mas antes um livro de leitura acessível, sem desvalorizar a profundidade da reflexão a que estes importantes temas obrigam”, referem os coordenadores editoriais no prefácio da obra.

Esperando que a publicação “possa contribuir para um diálogo construtivo entre médicos, doentes, a sociedade e os decisores políticos”, os seus coordenadores assumem no Prefácio que “apesar de a sociedade estar em constante mudança e os avanços científicos obrigarem a uma permanente atualização, há́ um conjunto de princípios éticos que não são negociáveis, mantendo-se válidos; por conseguinte, são intemporais”.

Os autores da obra são: António Pardo, Diogo Costa Gonçalves, Fernando Maymone Martins, Isabel Galriça Neto, João Paulo Malta, João Paulo Pimentel, José Diogo Ferreira Martins, José Fonseca Pires, José Paiva Boléo-Tomé, Julio Tudela, Justo Aznar, Lucía Gómez Tatay, Luís Mascarenhas, Margarida Neto, Maria João Lage, Miguel Cabral, Pedro Afonso, Pedro Vaz Patto, Teresa Souto Moura e Walter Osswald.

Apesar de inserida no programa da primeira sessão do Curso de Formação em Ética Médica, a sessão de apresentação do livro “Reflexões sobre Ética Médica”, entre as 12:15 e as 13:00, é aberta à participação de todos os interessados.

O livro resulta de um acordo editorial entre a Princípia Editora e a Fundação AJB – A Junção do Bem.

Para mais informações em concreto sobre a sessão de formação em Ética Médica:

https://goo.gl/forms/lmUsC9Dj4s2ha96G2 

 30 de abril de 2019