Médico psiquiatra lança livro que alerta sobre os efeitos da imersão digital na saúde mental
"(Quase) Sempre Online"
Daqui a um mês, a 6 de novembro, será lançado no Auditório da Ordem dos Médicos em Lisboa o novo livro do médico psiquiatra Pedro Afonso, intitulado «(Quase) Sempre Online – Como a imersão online nos deixou mais sós, ansiosos, deprimidos e desligados do mundo real».
Com a presença do autor e do editor, a obra será apresentada pelo ex-ministro e secretário de Estado, economista e professor universitário António Bagão Félix. Está também confirmada a participação de duas entidades da sociedade civil que analisam o impacto dos telemóveis, redes sociais e dependência da internet: a Mirabilis e a Dá o Clique. O evento promete assim marcar a reflexão pública sobre os efeitos do excesso de conectividade digital.
A obra apresenta-se como “um retrato urgente da era digital” e “um contributo relevante para a discussão sobre os impactos sociais e na saúde mental da vida online”. Mas, mais do que apenas diagnosticar os problemas, Pedro Afonso propõe também soluções concretas para restaurar o equilíbrio entre o mundo online e o mundo real.
Quando quase dois terços da população mundial já se encontra ligada às redes sociais transformando a forma como pensamos, sentimos e aprendemos, “(Quase) Sempre Online” oferece ao grande público – famílias, professores, médicos e cidadãos atentos e interessados – ferramentas de reflexão e orientação prática para uma utilização mais ética, equilibrada e humana da tecnologia.
Com base na sua experiência clínica e em evidências científicas, em «(Quase) sempre online» o médico psiquiatra denuncia como a hiperconectividade está associada a ansiedade, depressão, dependência digital, isolamento social e até a uma nova realidade que designa como “anedonia digital” – a incapacidade de sentir prazer em experiências reais devido à constante estimulação artificial provocada pelas redes sociais.
Sobre o autor:
Pedro Afonso é médico psiquiatra, doutorado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com vasta experiência docente, clínica e de investigação na área da saúde mental. Reconhecido pela sua capacidade de traduzir conhecimento científico em linguagem acessível, tem participado ativamente no debate público sobre os impactos sociais e psicológicos da era digital.
6 de outubro de 2025
Contactos de Imprensa: LeopolDina info@dina.com.pt
Save the date
Apresentação do livro «(Quase) Sempre Online – Como a imersão online nos deixou mais sós, ansiosos, deprimidos e desligados do mundo real»
- 6 de novembro de 2025 (quinta-feira) - 18h30 - Auditório da Ordem dos Médicos, Lisboa - Autor: Pedro Afonso, médico psiquiatra - Apresentação por: António Bagão Félix, economista e professor universitário - Edição: Princípia
|
|
|