É notícia
Paladares Orgânicos celebra um ano de produção com dia aberto

Partilhar notícia:
A Paladares Orgânicos, empresa com certificação biológica para a produção de cogumelos shiitake, celebra no próximo mês de maio o seu primeiro ano de atividade produtiva. Sediada em Vale Travesso, no concelho de Ourém, distrito de Santarém, a empresa antecipou a celebração do aniversário com um open day a 6 de abril.


Andreia Alves e Alexandre Simões foram os anfitriões e cicerones da centena e meia de convidados - entre familiares, amigos e clientes - que ao longo do dia visitou os diferente espaços da empresa. Em jeito de visita guiada, por um percurso previamente estabelecido, foi possível dar a conhecer o método de produção dos cogumelos shiitake em tronco de eucalipto.

Em parceria com o restaurante bistro Raízes, recentemente inaugurado na cidade de Ourém, os visitantes tiveram oportunidade de provar algumas especialidades de doçaria, como profiteroles, panacota e mousse, e de culinária, como o escabeche de coderniz e o risoto de shiitake, em que este cogumelo comestível é um dos principais ingredientes.

Os jovens proprietários da Paladares Orgânicos recordaram que a empresa começou a ser idealizada no ano de 2014 enquanto projeto profissional conjunto do casal. No momento atual, Andreia Alves, com formação na área da informática de gestão, dedica-se a tempo inteiro ao projeto.

A estufa tem uma área de 1.500 metros quadrados de área coberta. Em 300 toneladas de troncos de madeira de eucalipto, também certificada para este uso específico, em fases de produção diferentes, são produzidos os cogumelos shiitake. Neste primeiro ano de atividade a empresa produziu cerca de quatro toneladas de cogumelos.
  
"A aceitação dos clientes tem sido boa. Além da qualidade dos cogumelos, tem certamente impacto na adesão à nossa marca a crescente procura de produtos com certificado biológico, o que é o caso dos nossos", sublinha Alexandre Simões, com formação em energias renováveis.

A Paladares Orgânicos - Cogumelos Shiitake Biológicos pode ser encontrada nas prateleiras dos produtos biológicos em vários espaços comerciais em Portugal, em feiras e mercados nacionais especializados na alimentação vegetariana, vegan e biológica, e também em diferentes projetos de restauração e de comercialização de cabazes biológicos, sobretudo na zona centro, em Ourém, Fátima, Leiria, Tomar, Torres Novas, Santarém, Vila Nova da Barquinha, Condeixa, Lisboa e Évora.

Para Renato Sobreira, o chef e proprietário do restaurante bistro Raízes, que teve a seu cargo a elaboração das diferentes propostas de degustação do open day, esta parceria foi uma oportunidade para mostrar as diferentes possibilidades de utilização dos cogumelos na culinária e doçaria.  Andreia Alves e Alexandre Simões sublinham ainda a "riqueza nutricional que é conhecida no produto".

Paladares Orgânicos celebra um ano de produção com dia aberto Paladares Orgânicos celebra um ano de produção com dia aberto Paladares Orgânicos celebra um ano de produção com dia aberto Paladares Orgânicos celebra um ano de produção com dia aberto