É notícia
Oliveiras SA moderniza aproveitamento hidroagrícola da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira

Partilhar notícia:

Empresa da Batalha entrou no 37.º ano de atividade

A Oliveiras, S.A - Engenharia e Construção e a Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira (ABLGVFX) assinaram na manhã de 3 de março na sede desta associação o auto de consignação da empreitada de Modernização dos Blocos de Rega V e VI do Aproveitamento Hidroagrícola da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira.

Em simultâneo ocorreu o lançamento da Primeira Pedra da obra, em cerimónia presidida pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa. 

Em declarações aos jornalistas, o Primeiro-Ministro destacou que o investimento no sector agrícola por meio da modernização e criação de regadios, “é estratégico para o país”, possibilitando responder “ao desafio imposto pelas alterações climáticas”. “Isto melhora a produtividade da nossa agricultura, mas também aumenta a capacidade de reserva e permite uma gestão mais eficiente da água”, disse.

O obra entregue à Oliveiras SA resulta de uma adjudicação de 26,23 milhões de euros, com um prazo de execução de 22 meses. O projeto está dividido em dois blocos de rega, o V e o VI, que beneficiará uma área superior a 2300 hectares de terrenos férteis, onde serão executados 38 quilómetros de condutas com diâmetros compreendidos entre 1400 mm e 125 mm. A empreitada inclui a construção de duas estações elevatórias e respetivos acessos: a estação elevatória da Caliça, situada no rio do Risco e destinada a reforçar o caudal do canal principal com um volume máximo de 12 m3/s, e a estação das Galés, que pressurizará a rede de condutas dos dois blocos de rega. A construção de dois novos pontões, um na estrada do Camarão e outro no interior do perímetro, em Bico do Ruivo, ambos sobre o canal principal, completa a adjudicação.

Oliveiras SA - Engenharia e Construção

Fundada no ano de 1981, a Oliveiras cumpre em 2018 os seus 37 anos de atividade. É a principal empresa do Grupo Oliveiras, com 280 funcionários. Desde o seu início sediada no concelho da Batalha, a empresa investiu em 1990 em novas instalações, recentemente remodeladas e ampliadas. Em 2017 adquiriu escritório próprio em Lisboa, no Prior Velho. 

Do seu currículo destacam-se obras de diferentes sectores e áreas: Abastecimento de Águas, Ambiente, Aproveitamentos Hidráulicos, Desporto e Lazer, Edifícios Industriais, Perfurações, Perfurações Horizontais TAB, Reabilitação / Renovação de Edifícios, Rede de Gás, Requalificações Urbanas, Saneamento, Vias de Comunicação e Urbanização.

Grupo Oliveiras é constituído pela Oliveiras SA - Engenharia e Construção, pela Gestoliva - Sociedade Imobiliária SA e pela Oliveiras - Participações e Investimentos SGPS, SA.

Santo Antão, Batalha, 4 de março de 2018

Oliveiras SA moderniza aproveitamento hidroagrícola da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira Oliveiras SA moderniza aproveitamento hidroagrícola da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira Oliveiras SA moderniza aproveitamento hidroagrícola da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira