Meeting Lisboa 2025 – 15 e 16 de novembro de 2025
O Meeting Lisboa, iniciativa cultural que nasceu em 2012 “com o desejo de descobrir o que há de bom, de belo e de verdadeiro na vida, procurando entrar em diálogo com todas as pessoas”, alcança este ano a 10ª edição, a 15 e 16 de novembro de 2025, na Cantina Velha da Universidade de Lisboa. Todos estão convidados, já que as entradas são livres e gratuitas.
Para a apresentação do tema do Meeting Lisboa 2025 - «Diz-me o que desejas, dir-te-ei quem és» - realizada esta quarta-feira, 8 de outubro, no Luiza Andaluz - Centro de Conhecimento, foi convidado o Arcebispo Católico de Moscovo, D. Paolo Pezzi.
Nas suas palavras de reflexão, D. Paolo Pezzi evocou Etty Hillesum, judia holandesa morta em Auschwitz (1914-1943). Ao recordar as palavras da jovem como testemunho de esperança no meio do sofrimento, o arcebispo lembrou que, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, o desejo de beleza e de liberdade habita o coração humano: “[Dizia Etty Hillesum:] Mas o que é que pensam, que eu não vejo o arame farpado, que não vejo os fornos crematórios, que não vejo o domínio da morte? Sim, vejo tudo isso, mas também vejo um pedaço de céu, e esse pedaço de céu trago-o no coração, e nesse pedaço de céu que tenho no coração, eu vejo liberdade e beleza”.
A apresentação programa do Meeting Lisboa 2025 coube à presidente da Associação Cultural Meeting Lisboa, a jornalista Aura Miguel.
“Este encontro com D. Paolo Pezzi foi muito importante, muito participado, o que mostra também o interesse por este evento, que tem tido cada vez mais visitantes, e não só de Lisboa. Abrimos a noite de apresentação com um fado que lembrou a expressão bem portuguesa ‘saudade’, que canta o desejo de um bem ausente e que molda a nossa identidade", destaca Aura Miguel.
"O tema deste ano é retirado de uma frase de Anton Tchekhov, Diz-me o que desejas, dir-te-ei quem és. Sabemos como o desejo é constitutivo do homem, mesmo quando os desejos são simples e concretos - e podem ser satisfeitos - permanece sempre uma certa insatisfação e foi à volta deste tema geral que preparámos o programa”, acrescenta a presidente da associação cultural.
O evento abre portas na manhã de sábado, 15 de novembro, às 10h00. Às 10h15 tem lugar a primeira conferência: “O grande desejo de Frassati: viver e não apenas sobreviver”, com intervenções do Padre Ricardo Figueiredo e de Paulo Rebelo. Às 12h00, inicia um painel dedicado aos “100 anos de Flannery O’Connor: A verdade não muda segundo a nossa capacidade de a digerir”, com oradores a anunciar em breve.
Ao final da tarde, o público é convidado a refletir sobre o próprio tema do encontro, na conversa “Diz-me o que desejas, dir-te-ei quem és”, com Cesare Maria Cornaggia e Catarina Almeida. O primeiro dia termina com um concerto do grupo A Nossa Banda.
No domingo, 16 de novembro, o Meeting 2025 inicia às 10h00 com a Missa. Às 12h00, realiza-se a conferência “Educar: desejar ser”, com Francesco Fadigati e Isabel Almeida e Brito. Durante a tarde decorre a conversa “O que deseja um escritor?”, com a participação dos escritores João Tordo e Inês Avelar. O encerramento do evento está previsto para as 16h00.
Ao longo dos dois dias, o Meeting Lisboa 2025 contará ainda com exposições; o Mini Meeting, um espaço dedicado a famílias e crianças; bancas temáticas e zonas de restauração, que convidam à convivência e ao diálogo num ambiente de descoberta e partilha.
Nas nove edições realizadas, em diferentes locais da capital portuguesa, o Meeting Lisboa foi visitado por mais de cinco mil pessoas, contou com a presença e contributo de cerca de cem personalidades, incluindo do presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa na edição de 2016, em mais de quarenta conferências sobre as mais diversas temáticas.
Destaque-se ainda o envolvimento de mais de duzentos voluntários e benfeitores, que apoiam na organização do Meeting Lisboa desde a primeira hora, em especial da Fraternidade Comunhão e Libertação, associação universal de fiéis integrada no movimento eclesial Comunhão e Libertação, nascido em Milão na década de 1950, atualmente presente em noventa países, e que se assume essencialmente como “uma proposta de educação na fé cristã que prevê uma certa forma de vida em comunhão”.
Mais informação: www.meetinglisboa.org