Como iniciativa conjunta, a Fundação Famílias comVida e a Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa organizam este mês de maio dois workshops, que estão a ser preparados como ocasiões de formação, partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas por parte de quem já desenvolve serviços de acompanhamento familiar em situações ou contextos específicos.
Workshop 1 – 17 de maio
“Lazer Sério e Envelhecimento Positivo: estratégias para uma vida plena”
O primeiro workshop terá lugar na manhã de 17 de maio, entre as 10h00 e as 13h00, no espaço Família comVida, em Carnide*, e será sobre o tema «Lazer Sério e Envelhecimento Positivo: estratégias para uma vida plena», por Alexandra Veiga d’Araújo.
“Apresentaremos estratégias baseadas em evidência científi¬ca dos benefícios do Lazer Sério no dia a dia, como o desenvolvimento pessoal, a saúde cognitiva e social, a resiliência emocional e a criatividade, numa abordagem proativa ao envelhecimento, alinhada com os princípios do Desenvolvimento Humano Integral”, adianta Alexandra Veiga d’Araújo, investigadora na área da Longevidade, que coordenará a ação.
O workshop é apresentado como uma “viagem prática rumo à descoberta do Lazer Sério como elemento transformador ao longo do processo de envelhecimento”, onde será possível “ver como as experiências ativas, signi¬ficativas e enriquecedoras, promovem o bem-estar e um envelhecimento com qualidade”.
A área de investigação de Maria Alexandra Veiga d’Araújo incide sobre o Envelhecimento, o Lazer e os contributos do Lazer Sério para a promoção do desenvolvimento humano nas idades tardias, onde tem estudado o envelhecimento em populações envelhecidas principalmente em territórios periféricos e multidesafiados. É mentora e dinamizadora do projeto «Lavrar o Tempo», que procura, através da formação especializada para profissionais promover o Desenvolvimento Humano Integral nas idades tardias, cuidado pelo Lazer, o envelhecimento Ativo e Positivo, e uma cultura de cuidados de excelência à pessoa idosa junto de cuidadores formais e informais.
*Morada da Famílias comVida: Rua Manuela Porto 12D Carnide, Lisboa
Workshop 2:
«Acompanhar famílias em segunda união ou separadas» / Projeto «Tempo de Renascer»
O segundo workshop decorrerá a 24 de maio, entre 9h30 e às 12h30, na Paróquia da Parede. Será sobre o tema «Acompanhar famílias em segunda união ou separadas» e terá como oradores um grupo de casais - Maria João e Luís Faria; Maria José e Paulo Alves; Susana e João Pedro; e Regiani e Tiago Líbano Monteiro - do projeto «Tempo de Renascer», assistidos pelos padres Rui Pedro Carvalho e José Miguel Ramos.
Tem em como objetivo principal a sensibilização e envolvimento para o projeto pastoral «Tempo de Renascer», pensado e criado na sequência do Congresso da Pastoral da Família da Diocese de Lisboa, em outubro de 2021, quando um grupo de famílias decidiu aprofundar o tema do acompanhamento das pessoas separadas e famílias em segunda união.
“Parecia-nos que ainda havia muito para fazer no que diz respeito à proposta de acompanhar, discernimento e integração que a exortação Amoris Laetitia do Papa Francisco propunha. Assim, fomos estudar melhor o tema, verificar o que se fazia noutras dioceses e movimentos a este respeito. Fomos criando um itinerário de acompanhamento para casais em segunda união que procurem um caminho de maior integração na vida da Igreja”, recorda o padre Rui Pedro de Carvalho, que tem atualmente como principais missões a Direção Espiritual no Seminário dos Olivais e o Secretariado de Ação Pastoral da Diocese de Lisboa.
O itinerário proposto pelo grupo de coordenação deste projeto “é um caminho de discernimento da vontade de Deus que tem quatro etapas: a busca da liberdade interior; a reconciliação com a história; a avaliação da relação atual, no caso das pessoas em segunda união; e, por fim, o anúncio da fé, procurando assim ter mais elementos discernir bem os próximos passos em vista a uma maior união ao Senhor e à sua Igreja”.
“Para que o projeto «Tempo de Renascer» possa chegar mais longe, precisamos de sensibilizar e envolver mais pessoas e famílias nesta proposta de acompanhamento, e por isso surgiu a ideia deste workshop”, explica o padre Rui Pedro de Carvalho.
“Procuramos oferecer um acompanhamento personalizado e em grupo para os casais em segunda união e para pessoas separadas, realizado por padres e casais. O grande objetivo deste itinerário é ajudar a Igreja e as famílias a terem mais critérios para um melhor discernimento, procurando sempre a caridade na verdade”, antecipa o padre Rui Pedro de Carvalho, sublinhando, que após os primeiros tempos de execução, o projeto terá a sua devida avaliação.
Destinatários:
Os workshops têm como destinatários leigos (casais ou indivíduos), membros do clero e consagrados, equipas de Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM) e Centros de Preparação para o Batismo (CPB), chefes de escuteiros, catequistas, entre outros agentes pastorais que acompanham famílias no contexto paroquial ou em movimentos ligados à Igreja.
Limite de participantes: até 20 pessoas por workshop
Contactos Família comVida:
E-mail: geral@familiascomvida.pt
+351 910 172 948 (chamada para a rede móvel nacional)
06.05.2025