É notícia
Jornadas Inovação e Inclusão na (In)Capacidade com inscrições abertas

Partilhar notícia:
Confirmada a presença de Salvador de Almeida e de Lenine Cunha

Estão abertas as inscrições para participação nas II Jornadas “À conversa sobre…”, uma iniciativa do Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II (CJPII), este ano sobre o tema “Inovação e Inclusão na (In)Capacidade”. 

Agendadas para 8 e 9 de junho, as Jornadas realizam-se no auditório principal do CJPII, em Fátima, e têm confirmada a presença e o testemunho, entre outros, de Salvador de Almeida, presidente da Associação Salvador, e do atleta paralímpico Lenine Cunha. 

A sessão de encerramento, às 17:00 do dia 9, será presidida pelo Vice-Presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, Carlos Alberto Correia Andrade. Com o alto patrocínio da Presidência da República, a primeira enciclopédia de Desporto Adaptado do Mundo será apresentada neste evento.  

O programa das II Jornadas “À conversa sobre…” está disponível e pode ser consultado na página oficial do evento, onde também é possível fazer-se a inscrição para participação: 
https://jornadascjpii.wixsite.com/jornadascjpii  

Do programa (provisório) destaque-se, na manhã do primeiro dia, a realização de uma tertúlia sobre “práticas inspiradoras” com o objetivo de “refletir e alargar horizontes, conhecer e ampliar recursos e soluções para as mais diversas necessidades com vista a uma prática de excelência”. 

De tarde terão lugar duas mesas redondas temáticas. A primeira versará sobre a importância da Comunicação para a Inclusão. Em concreto, refletir-se-á “de que forma as tecnologias e as estratégias adotadas potenciam a melhoria da qualidade de vida de determinadas populações”. Para este painel confirma-se a presença de representantes do Instituto Politécnico da Guarda, da Anditec e da Fundação Portugal Telecom.

A segunda mesa redonda dará a conhecer o trabalho “de Excelência” desenvolvido por algumas instituições e organizações nacionais na área da Inclusão e da Igualdade de Oportunidades, nomeadamente, o Centro de Reabilitação Profissional de Gaia (CRPG), a Fundação AFID Diferença e do Instituto Nacional para a Reabilitação. 

O segundo dia começará com a mesa redonda “Inovação, uma porta aberta para o Futuro”, na qual serão “apresentados projetos, tecnologias inovadoras e vanguardistas” no apoio e cuidado à pessoa com deficiência e/ou limitação, tais como “uma Luva inteligente no combate à dor neuropática, um Andarilho motorizado e inteligente, dois produtos tecnológicos da área da saúde cognitiva COGWEB e Brain on Track, e o projeto GrowMeUP”.
 
A interrogação “Inclusão, Sonho? ou Realidade?”, marcará o momento seguinte, que será de “partilha de experiência, visão e vivência da inclusão na nossa sociedade”, através do testemunho de Salvador de Almeida, Presidente da Associação Salvador; de Ana Isabel Gonçalves, Vice-presidente da Associação Portuguesa de Neuromusculares, e de Nuno Machado, da INVACARE.

Com a presença de Lenine Cunha, atleta paralímpico mais medalhado do Mundo e eleito muito recentemente como o melhor atleta paralímpico do mundo, a última mesa redonda das Jornadas abordará a temática da Inclusão e da Inovação no mundo do Desporto, para “descobrir o que se tem feito em Portugal em diferentes práticas desportivas, Boccia, Surf adaptado, Atletismo, entre outras”. 
 
A Comissão Organizadora anuncia ainda para esta ocasião a apresentação “de uma colecção de livros inovadores para Desporto Adaptado”, uma edição da Associação de Paralisia Cerebral Almada – Seixal (APCAS),  em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana, Câmara Municipal do Seixal, e Direção Geral da Educação e com o alto patrocínio da Presidência da República.

As II Jornadas têm como principais destinatários técnicos de diversas formações e instituições ligadas à  área da Deficiência, bem como estudantes, alargando-se o convite à inscrição para participação a todas as pessoas interessadas. 

O Centro João Paulo II, pertença da União das Misericórdias Portuguesas, criado em 1989 e com capacidade para acolher 192 residentes, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, cuja missão é cuidar de crianças, jovens e adultos portadores de multideficiência, proporcionando qualidade de vida, bem-estar e integração na comunidade. No CJPII funciona ainda a Escola de Educação Especial Os Moinhos, que recebe utentes cujas necessidades não encontram resposta nos estabelecimentos de ensino formal, e o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO).
 
Fátima, 15 de maio de 2017
Jornadas Inovação e Inclusão na (In)Capacidade com inscrições abertas