É notícia
IVº Fórum da UASP decorre em Fátima em abril

Partilhar notícia:

A UASP – União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses promove a realização do seu IVº Fórum a 1 de abril, na Casa São Nuno, em Fátima. O convite à inscrição e participação no Fórum é dirigido a todos os interessados pela temática proposta à reflexão – "Do Jubileu ao quotidiano, a Misericórdia como paradigma" – e não em exclusivo aos associados da UASP.

"Terminado o Jubileu, importa dar continuidade e aprofundar o que de bom e de belo se viveu na meditação, celebração e testemunho da misericórdia de Deus Pai, como no-lo pede o Papa Francisco, na carta apostólica "Misericordia et Misera", sublinha o P. Armindo Janeiro, que preside à Direção da UASP.

"O Ano Santo mostrou-nos – repetida e intensamente – que a Misericórdia é muito mais que uma virtude ou uma atitude pastoral: ela é, como afirma o Papa Francisco, o centro e a essência do Evangelho", acrescenta o sacerdote.

O IVº Fórum terá dois momentos. No primeiro, na manhã do dia 1, "veremos como o dinamismo da Misericórdia não só nos ajudará a concretizar mais aquela conversão pastoral de que tanto precisamos, como nos fará compreender melhor o caminho para a unidade de todos os cristãos", explica o P. Armindo Janeiro.

Serão oradores o P. Rui Valério SMM, Missionário da Misericórdia, e Timóteo Cavaco, da Igreja Adventista, que refletirão sobre o dinamismo da Misericórdia na vida das comunidades cristãs e no diálogo ecuménico, respetivamente.

"Da parte da tarde, ancorados na misericórdia de Deus Pai, seremos desafiados a sair de nós mesmos para promover uma cultura da Misericórdia que abra portas ao diálogo com todos os que se perguntam pelo mistério de Deus, do homem e da vida, e que colabore mais, com todas as pessoas de boa vontade, na construção de um mundo melhor, ampliando os horizontes do bem comum", refere o presidente da Direção da UASP.

A abordagem sobre a cultura da Misericórdia será desenvolvida também em dois prismas: o P. Anselmo Borges SMBN refletirá sobre a cultura da Misericórdia no diálogo entre crentes, não crentes e indiferentes, e Maria do Rosário Carneiro sobre a cultura da Misericórdia na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Constituída a 17 de setembro de 2011 e reconhecida canonicamente a 23 de outubro de 2012 pela Conferência Episcopal Portuguesa, a UASP integra, no momento atual, 12 associações de antigos alunos dos Seminários portugueses, assumindo como objetivo e missão "construir um espaço aberto, marcado pela simplicidade e pela qualidade das propostas, que permita, em Igreja, acolher e discernir as grandes questões que nos inquietam e iluminá-las com a luz do Evangelho".

Para o dia 2 de abril, ainda no contexto da realização do IVº Fórum, é proposta uma manhã de reflexão, oração e celebração, orientada por D. Vitalino Dantas, bispo emérito de Beja.

De tarde, decorrerá a Assembleia Geral da Primavera da UASP, para a qual são convidadas as Associadas da UASP e as Associações, antigos alunos e/ou Grupos de antigos alunos dos Seminários portugueses não aderentes.

Mais informações em www.uasp.pt

5 de fevereiro de 2017

 

IVº Fórum da UASP decorre em Fátima em abril