É notícia
Fátima acolhe Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã em 2026 - Antevisão a 17 de maio de 2025

Partilhar notícia:

 

Fátima foi a cidade escolhida para a realização, em setembro de 2026, do Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã, uma iniciativa organizada e promovida pela associação de artes cinematográficas Ensaio Imperdível. 

A sessão de antevisão do cineFé, assim se intitula o festival internacional, realiza-se a 17 de maio próximo, nos Missionários da Consolata, em Fátima, ocasião em que será possível conhecer melhor este projeto que se apresenta destinado ao público em geral, até porque “pretende acabar com o preconceito de que filmes de temática cristã só são destinados a pessoas religiosas”, como sublinham os seus promotores.

Tratando-se de um evento pioneiro em Portugal, onde as obras audiovisuais e cinematográficas em exibição terão exclusivamente temática religiosa cristã, o cineFé propõe-se “fomentar a produção audiovisual de temática religiosa cristã” e ser “um veículo de intercâmbio cultural e de diálogo usando a linguagem cinematográfica e audiovisual”.

O programa da Antevisão a 17 de maio já está disponível, e pode ser consultado no dossier abaixo. Com abertura às 16h00, incluirá a exibição da curta-metragem «New Tomorow», realizada por alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha; e do documentário «Angelo», uma produção que contou com o apoio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre e que é dedicado à missão de um padre franciscano na Albânia.

Os principais propósitos da sessão de antevisão são a apresentação do cineFé em termos de objetivos, metodologia, atividades e programas especiais, e também para “permitir aos patrocinadores, parceiros e ao público experienciar a qualidade e o potencial do projeto”.

“Ao organizar este evento numa escala reduzida, pretendemos demonstrar como serão selecionadas e exibidas obras audiovisuais de temática cristã, bem como as atividades complementares – tais como workshops, master classes e palestras – que irão enriquecer o diálogo cultural e promover os valores que sustentam a nossa iniciativa. Esta antevisão serve, igualmente, para reforçar a confiança no projeto, evidenciando o rigor e a paixão com que organizamos os nossos eventos”, refere a Ensaio Imperdível.

A Ensaio Imperdível é uma associação de artes cinematográficas sediada em Ourém. Recém-criada, integra nos seus órgãos sociais profissionais das áreas da Comunicação Social, Cinema, Cinema Documental, Produção Multimédia, Som e Imagem, Publicidade e Marketing Relacional. 

Preside à Direção da Ensaio Imperdível Erick Jesus, natural do Brasil, residente em Portugal há 8 anos, com formação e experiência profissional em cinema e televisão. António Veiga, o vice-presidente, trabalha como diretor, produtor, editor, roteirista e gestor de conteúdos. O tesoureiro é Miguel Fernandes, natural de Leiria, com trabalhos em cinema e atualmente a produzir conteúdos para televisão. Preside à Assembleia Geral da Ensaio Imperdível Ricardo Filipe, natural de Lamego, com cerca de duas décadas de experiência em cinema e audiovisual, publicidade e televisão.

 

Informação à Imprensa | Fátima, 14 de abril de 2025

Assessoria de Comunicação info@dina.com.pt 
 

Fátima acolhe Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã em 2026 - Antevisão a 17 de maio de 2025 Fátima acolhe Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã em 2026 - Antevisão a 17 de maio de 2025