É notícia
Guimarães
Congresso Internacional “A Morte: Leituras da Humana Condição”

Partilhar notícia:

Call for papers até 10 de outubro

Organizado pelo Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO), o I Congresso Internacional “A Morte: Leituras da Humana Condição” está agendado para os dias 21, 22, 23 e 24 de fevereiro de 2019, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

O prazo para entrega de propostas de comunicação foi alargado até ao próximo dia 10 de outubro. As inscrições decorrem desde o início do verão, com condições especiais de inscrição até final de outubro.

O congresso internacional será creditado como ação de formação para professores, estando a ser edificado a partir de um quadro de referência que atende ao princípio universal do Humano como ser mortal e ao sonho de imortalidade.

Numa abordagem ao tema da morte a partir da amplitude interdisciplinar, incluindo as Ciências Sociais e Humanas, as Artes, as Ciências da Saúde, do Comportamento, da Comunicação, e as Tecnociências, este será o primeiro congresso internacional promovido pelo IEAC-GO, associação privada, sem fins lucrativos, formalmente constituída por 24 membros fundadores no dia 23 de dezembro de 2017, no Santuário de Fátima.

De entre os vários objetivos da ação, destaque-se o da escuta das várias narrativas acerca da morte, nos achados arqueológicos, na arte, na literatura, na música, na dança, no cinema, e o do conhecimento das cerimónias funerárias das diferentes culturas e religiões, quer as mais ancestrais, quer as atuais e também as implicações jurídicas e alcance social da prática da cremação.

São também objetivos do Congresso Internacional “A Morte: Leituras da Humana Condição” perceber em que medida a morte pode ser uma libertação, na tradição platónica, mas também no pragmatismo da eutanásia; analisar a morte na cidade (organização urbanística e cemitérios) e concorrer para a leitura da morte no espaço da relação entre o humano e o divino na fé.

25 de setembro de 2018

 

Guimarães<br>Congresso Internacional “A Morte: Leituras da Humana Condição”