É notícia
Apesar das condições meteorológicas adversas, CSI* revelou-se um sucesso - Pedras Salgadas retoma tradição hípica

Partilhar notícia:
Pedras Salgadas, no distrito de Vila Real, retomou, nos dias 6 a 8 de maio, a tradição hípica que caracterizou a localidade durante décadas, até 2005, ano em que o célebre circuito das Romanas deixou de integrar as grandes rotas do hipismo nacional e internacional. Além da qualidade das provas realizadas e dos resultados obtidos, destacou-se a elevada afluência de público, que, em fim de semana muito frio e chuvoso, saiu à rua para participar na festa hípica.
 
Ao longo dos três dias foram realizadas quinze provas. O Grande Prémio, no domingo, foi conseguido pelo conjunto e Ricardo Gil Santos & Zucchero. Em segundo lugar no pódio ficou António Vozone & Lacy Woman e, em terceiro, António Frutuoso de Melo & Chassana. O Pequeno Grande Prémio, disputado no sábado, foi alcançado pelo conjunto Francisca Vaz Guedes & L B Caillou. As classificações de todas as provas estão acessíveis na página oficial da Green Horse Lda.
 
Além do concurso de saltos, destaque-se ainda, durante estes dias, o espaço de exposição e venda de produtos e equipamento hípico, lado a lado com outros expositores locais de produtos regionais e de artesanato de Trás-os-Montes. 
 
A inauguração oficial do renovado Centro Hípico de Pedras Salgadas, pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar na presença de representantes das mais diversas entidades, de entre as quais o responsável pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, realizou-se na tarde de sábado. 
 
No momento inaugural, o presidente da autarquia municipal, Alberto Machado, apresentou o centro hípico, cujas obras de renovação e remodelação significaram um investimento de dois milhões de euros, comparticipados pelo programa ON2. Considerado entre os melhores do país, o renovado Centro Hípico contempla vários espaços, como picadeiro, boxes, bancadas, casa do tratador e áreas sociais, e possibilita a prestação de diversos serviços, nomeadamente, a realização de concursos hípicos, a formação e prática de equitação, a promoção de equitação com fins terapêuticos, a disponibilidade de alojar, desbastar e cuidar de cavalos, o desenvolvimento de estágios, campos de férias e outras atividades similares.
 
Para Melchior Moreira, este equipamento vem precisamente ao encontro dos três principais objetivos traçados pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal: “Combater a sazonalidade no Turismo, combater as assimetrias regionais de todo o Porto e Norte de Portugal e aumentar a estadia média do turista na região”.
 
No Concurso de Salto Internacional, organizado pela Green Horse – Eventos Hípicos, participaram cerca 140 conjuntos (cavaleiro e cavalo). Em declarações aos jornalistas que acompanharam a evento, Eduardo Oliveira, em representação da Green Horse, destacou a excelência do novo equipamento e daquele que considera o “melhor relvado nacional”, que, apesar das más condições meteorológicas, se manteve em excelente estado até à prova final.
 
“É com emoção e alegria que agradecemos a todos os sponsors, cavaleiros, proprietários e tratadores que participaram no CSI* Pedras Salgadas e ajudaram para que fosse um enorme sucesso!”, afirma, em jeito de balanço final, Eduardo Oliveira na página oficial da Green Horse no Facebook, um agradecimento que estende às diversas equipas de trabalho que possibilitaram a realização do evento hípico.
 
“Um enormíssimo agradecimento ao Município de Vila Pouca de Aguiar e à Junta de Freguesia de Bornes de Aguiar por tudo o que por nós fizeram, foram incansáveis!” acrescenta Eduardo Oliveira, que endereça a mensagem  final à grande massa de público que, apesar do frio e da chuva que se fez sentir por estes dias, foi aumentando de forma progressiva até à prova final, realizada na tarde de domingo, com bancadas cheias e muitas pessoas fora das bancadas, abrigadas nos espaços de exposição ou com guarda-chuvas e impermeáveis.
 
“E, por fim, um grande aplauso e um grande obrigado a todas as pessoas que visitaram o Centro Hípico de Pedras Salgadas e contribuíram assim para uma enchente e para uma enorme moldura humana que abrilhantou todo este evento!”, sublinha.
 
O conjunto de iniciativas levadas a cabo durante estes dias no Centro Hípico de Pedras Salgadas foi promovido pelas seguintes entidades e empresas: Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, Green Horse, FEI – Federação Equestre Internacional e FEP – Federação Equestre Portuguesa.
 
Recorde-se ainda que, numa iniciativa da autarquia municipal de Vila Pouca de Aguiar, entre 6 de maio e 30 de junho, a Loja Interativa de Turismo em Pedras Salgadas tem patente ao público a exposição documental “Glória Hípica”, que percorre a história dos concursos de saltos em Pedras Salgadas. 
 
(Fotografia:Mariza Susano)
Apesar das condições meteorológicas adversas, CSI* revelou-se um sucesso - Pedras Salgadas retoma tradição hípica