É notícia
Angelus TV inicia emissões em fevereiro em Fátima

Partilhar notícia:

Projeto privado de inspiração cristã e de divulgação da cultura portuguesa


Durante a segunda quinzena de fevereiro, em data ainda a anunciar, inicia emissões em Fátima um projeto de televisão pensado e projetado de forma a contribuir para a promoção e anúncio da mensagem e iniciativas cristãs e para a divulgação da cultura portuguesa. A Angelus TV é uma estação de televisão privada de inspiração cristã, com a direcção da jornalista Sandra Dias.

O canal estará presente nas operadoras por cabo em Portugal e nos países de língua oficial portuguesa, com distribuição sem custos para os telespetadores. Em breve serão anunciados os canais de distribuição. Será também disponibilizado na Internet.

A grelha de programação semanal, para uma emissão diária de 24h, está definida e é diversificada. Integra programas de Informação, com magazines diários em direto às 13:00 e às 19:30, de Cultura, Saúde e Culinária. Alguns programas são especialmente vocacionados para crianças. Noutros espaços serão exibidos Filmes e Documentários.

Em termos religiosos, assumindo de forma evidente a génese cristã católica do projeto, a Angelus TV dará destaque à Informação religiosa e exibirá programas de oração, formação e evangelização. Além dos programas temáticos, transmitirá em direto a Eucaristia diária das 11:00 e o Rosário às 21:30 a partir do Santuário de Fátima; à Quarta-feira a Catequese do Papa, e ao Domingo o Angelus, estes a partir do Vaticano.

Os jornalistas, apresentadores e coordenadores das diversas rubricas e a equipa técnica serão apresentados no momento inaugural da Angelus TV.

Com vista à concretização da missão do canal, estão a ser estabelecidas um conjunto de parcerias consideradas vitais, estando já formalizadas com a Agência Lusa, a Paulus Editora e a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

A Angelus TV foi apresentada e bem acolhida junto de vários organismos eclesiais, com destaque para a Diocese de Leiria-Fátima, o Santuário de Fátima e o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja.

Uma vez sediado em Fátima, o projeto televisivo pretende estreitar relações com os organismos e entidades civis locais e regionais e com a população, valorizando por isso todas as iniciativas de boa-vizinhança e de aproximação.

Sandra Dias nasceu em Joanesburgo, África do Sul, filha de pais naturais do Norte do país, de Fânzeres e de Póvoa de Varzim. Tem 45 anos de idade, é jornalista, com formação e experiência em Televisão e em Rádio. O seu percurso profissional começou na área do Secretariado e da Administração. Casada e mãe de quatro filhos, a diretora da Angelus TV reside em Fátima há 12 anos para onde veio trabalhar no projeto de comunicação nascido no Brasil Comunidade Canção Nova, nas áreas de Televisão e de Rádio. Durante oito anos teve a seu cargo a direção da estação de televisão Canção Nova.

“Este projeto da Angelus TV foi crescendo devagarinho no meu coração, comecei a sonhar com um canal com sotaque português, mais formatado para a realidade do meu país. Teria de ser católico e deter uma forte componente de divulgação cultural. Fiz os devidos estudos de viabilidade técnica e financeira, submeti o projeto para obtenção de fundos europeus estruturais e de investimento. Deixou de ser um sonho, passou a ser uma oportunidade”, recorda Sandra Dias.

É neste mesmo sentido de um pensamento atuante e positivo perante a Igreja, a Vida e Mundo que o lema da estação foi escolhido: “Uma janela de esperança”.

“Não vemos o Mundo a cor-de-rosa, porque há muitas dificuldades e problemas e não deixaremos de os dar a conhecer, mas queremos que a Angelus TV seja símbolo da esperança e da alegria que devem animar todas as pessoas”, explica Sandra Dias.

“A abertura do canal no ano do Centenário das Aparições é ela própria um sinal de esperança, teremos desde o início muito trabalho e desafios e, consequentemente, muitas oportunidades de nos darmos a conhecer e ao nosso projeto”, acrescenta.

A Angelus TV representa um investimento global na ordem dos 800 mil euros e, por ter sido entendida a sua potencialidade na afirmação e internacionalização da marca Portugal, foi abraçado por particulares. A sustentabilidade do canal, que começa com 20 funcionários a tempo inteiro e com a contratação de alguns serviços externos, passa também pela inserção de espaços publicitários.

Decorrem os passos finais da montagem da sede da Angelus TV, na zona da Tapada da Ajuda, em Fátima, num local considerado estratégico, a poucos minutos do Santuário de Fátima e dos acesos à Autoestrada e ao IC9. O edifício, nos antigos escritórios da empresa Vineves, acolherá os serviços administrativos e os estúdios da Angelus TV, reunindo as condições necessárias para o arranque do canal e para a eventual expansão.

Até à conclusão das obras, a produção da Angelus TV conta com a parceria da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, ao abrigo do protocolo assinado com o Instituto Politécnico de Tomar.

11 de janeiro de 2017

Angelus TV inicia emissões em fevereiro em Fátima