É notícia
«A Mãe Igreja na Serra de Aire – Uma descoberta de Alcanena a Fátima»
Um livro-roteiro de devoção e memória

Partilhar notícia:

“A Mãe Igreja na Serra de Aire – Uma descoberta de Alcanena a Fátima” é uma edição de autor, escrita em coautoria por Inês Santos e Rosa Neto, duas catequistas do Covão do Coelho, diocese de Leiria-Fátima, concelho de Alcanena. A obra teve a sua génese nas sessões da catequese com a preparação dos jovens para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, mas com o tempo ganhou maiores contornos.

Locais e datas de apresentação da obra:

- Minde, 23 de julho, às 16h, na Casa da Memória

- Covão do Coelho, 7 de  agosto, às 21h, no Recinto das Festas em honra de Nossa Senhora da Conceição

O prefácio é assinado pelo padre Sebastian Joseph, sacerdote indiano da Congregação do Verbo Divino e pároco de Minde e da Serra de Santo António, para quem o livro “vai despertar muita curiosidade”. Isto porque, refere, “para os mais velhos é uma recordação daquilo que foi ou já existiu e para os mais novos um convite a manter as belas tradições, devoções e a revivê-las”.

O padre Charlie Bardaje, outro sacerdote da paróquia, filipino e da mesma congregação religiosa, está ligado a este projeto. É autor da aguarela pintada propositadamente para a capa do livro.

O projeto que daria origem ao livro agora editado nasce em contexto do trabalho de catequese, no início da pandemia Covid-19, quando, não podendo haver sessões presenciais de catequese, ao falarem dos símbolos das Jornadas – A Cruz peregrina e o ícone de Maria Salus Populi Romani – as catequistas pedem aos seus catequizandos, de várias localidades, que façam com a ajuda dos seus familiares e vizinhos uma recolha das devoções, tradições e lendas relacionadas com a veneração mariana local. Um dos alunos escolhe fazer sobre Santo António, e a pesquisa alarga-se a outros santos e padroeiros.

Esses primeiros trabalhos foram publicados no perfil no Facebook da Catequese do Covão do Coelho e no Jornal de Minde, mas o projeto não se ficaria por aqui. Inês Santos e Rosa Neto sentiram necessidade de alargar a investigação ao “património religioso, festividades, tradições, graças e milagres, ligados pela nossa maravilhosa Serra d´Aire”.

E é assim que o trabalho ganha uma amplitude maior e chega agora à forma de livro-roteiro de peregrinação, “a pé ou de automóvel”, pelas localidades de Alcanena, Moitas Venda, Casais Robustos, Serra de Santo António, Minde, Mira de Aire, Covão do Coelho (de onde a Inês é natural), Vale Alto, Maxieira (de onde a Rosa é natural), Boleiros e Fátima.

As duas catequistas, que agradecem a todo o grupo de catequistas e aos jovens pela grande colaboração dada, pretendem com o livro “mostrar a ligação entre Alcanena e Fátima, entre o céu e a terra, entre a Natureza e o Divino”.

A obra, de 232 páginas, é toda impressa a cores e enriquecida com muitas fotografias, algumas da atualidade, outras de arquivo. Está escrita de forma coloquial, em linguagem compreensível a todos.  “Este livro revela milagres, graças, lendas, e faz um percurso da antiguidade aos nossos dias, da tradição à atualidade”, destacam as autoras – Inês Santos tem formação em secretariado e Rosa Neto é professora aposentada.

O principal objetivo da obra é “guardar na memória desta e das próximas gerações, a história de um povo que muito lutou para edificar a sua Igreja”. Já o pároco de Minde faz votos que o livro “contribua para o aumento da fé e verdadeira devoção na vida de todos os leitores”.

O livro está à venda online na BookMundo. Pode também ser encomendado diretamente às autoras*.

Pagos os custos da impressão, todo o ganho com a venda da obra será entregue à Paróquia de Minde, para ajuda à aquisição de um sistema de som para a capela do Covão do Coelho.

*Para encomendas às coautoras:

mariarosaneto@gmail.com

inesdvsantos@gmail.com

933 199 953 (Rosa Neto)

Custo: 15€ por exemplar

«A Mãe Igreja na Serra de Aire – Uma descoberta de Alcanena a Fátima»<br>Um livro-roteiro de devoção e memória «A Mãe Igreja na Serra de Aire – Uma descoberta de Alcanena a Fátima»<br>Um livro-roteiro de devoção e memória