É notícia
Fátima
Terços de Santa Jacinta Marto e São Francisco Marto

Partilhar notícia:
A Rosarium acaba de criar os Terços de Santa Jacinta Marto e de São Francisco Marto, em homenagem aos santos portugueses canonizados pelo Papa Francisco a 13 de maio de 2017, em Fátima, por ocasião do Centenário das Aparições. 
 
Os primeiros exemplares já se encontram à venda nos principais estabelecimentos comerciais de artigos religiosos e santuários de Portugal e em Roma/Vaticano. 
 
A ideia mobilizadora para este projeto desenvolvido pela empresa Rosarium foi a de fazer memória da vida e da missão dos dois Pastorinhos de Fátima, Jacinta e Francisco.
 
Foi escolhida a produção artesanal de um terço por esse objeto ser um elemento caracterizador da devoção mariana vivida pelos dois irmãos videntes e por a oração do Rosário ser um dos apelos constantes da Mensagem de Fátima. 
 
“Fazia todo o sentido desenvolvermos um projeto exclusivo que enaltecesse Santa Jacinta Marto e São Francisco Marto, já que conhecemos a história e a mensagem deste importante lugar mariano que é Fátima”, afirmam Hélder Santos e Lina Pereira, administradores da Rosarium.
 
Ambos os terços são produzidos em madeira e cordão. As contas do Pai-Nosso, em forma de candeia, apresentam, respetivamente, de um lado a imagem da Santa Jacinta Marto ou do São Francisco Marto, e, do lado inverso, elementos biográficos de cada um dos santos.
 
“Escolhemos o símbolo das candeias para as contas do Pai-Nosso apoiados nas palavras do Papa São João Paulo II que descreveu os videntes como ‘Candeias que Deus acendeu’; e também pela importância da luz na mensagem de Fátima, como bem lembrou o Papa Francisco na homilia da celebração eucarística da canonização, quando afirmou que Fátima é sobretudo este manto de Luz que cobre as pessoas, na Cova da Iria como em qualquer outro lugar da Terra, quando nos refugiamos sob a proteção de Nossa Senhora”, explicam Hélder Santos e Lina Pereira.
 
Recorde-se ainda que, de acordo com os relatos da Irmã Lúcia nas suas Memórias, os dois santos chamavam ao sol ‘a candeia de Nosso Senhor’ e à lua ‘a candeia de Nossa Senhora’. Francisco preferia o nascer e o pôr do sol, a candeia de Nosso Senhor; a Jacinta encantava-se com a candeia de Nossa Senhora, a lua.
 
Cada terço é apresentado dentro de um saco de serapilheira que, por sua vez, é colocado no interior de uma pequena caixa de cartão, matérias-primas também humildes, a par da madeira e do cordão, caracterizadoras da ruralidade da região ao tempo das Aparições.  
 
Além do terço, o conjunto devocional é composto por um pingente em madeira colocado num fio de cordão para o pescoço e uma pagela com o resumo biográfico dos videntes.
 
A empresa Rosarium, com sede em Sobral, Ourém, a 12 quilómetros do Santuário de Fátima, foi criada em 2012 e tem como administradores dois jovens empreendedores, Hélder Santos e Lina Pereira. Além das várias marcas de artigos religiosos e devocionais que representa, comercializa em exclusivo o vinho de missa Rosarium, que obteve a medalha de ouro na Exposição Vaticano (1888).
 
Fátima, 13 de setembro de 2018
Fátima<br>Terços de Santa Jacinta Marto e São Francisco Marto Fátima<br>Terços de Santa Jacinta Marto e São Francisco Marto Fátima<br>Terços de Santa Jacinta Marto e São Francisco Marto