É notícia
Imagem de Nossa Senhora assinala Centenário da Escultura de Nossa Senhora de Fátima

A Imagem Comemorativa do Centenário da Escultura de Nossa Senhora de Fátima nasce de uma parceria entre a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, o Santuário de Fátima e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda. O projeto, liderado pela associação empresarial, incluiu a assessoria do Santuário de Fátima na elaboração de textos e seleção de imagens, e ainda, a cedência, pela empresa Artesacris SA, do protótipo da Imagem, em madeira, que permitiu a construção do molde para o seu fabrico. Trata-se de uma edição limitada de 25 mil exemplares, todos numerados e com selo holográfico da Imprensa Nacional – Casa da Moeda. A componente solidária do projeto reverte para o Centro de Acção Social do Santuário de Fátima.

 

Os primeiros vinte exemplares foram oferecidos a diversas pessoas e instituições, dos quais, a imagem número 0 ao papa Francisco; e as 1 e 13 a Nossa Senhora de Fátima / Santuário de Fátima. 

 

A Estátua, produzida em poliestireno, de 30 centímetros de altura, encontra-se protegida por uma redoma, à semelhança da Imagem venerada na Capelinha das Aparições, e é desprovida de coroa, tal como a escultura de Nossa Senhora de Fátima quando foi criada. A beleza e simplicidade da Imagem, de cor única, pretende transmitir a paz e o despojamento, convidando à meditação, à oração e à celebração da Fé. Cada peça é acompanhada de um livro explicativo, em 7 idiomas, e Selo de Certificação numerado emitido pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda.

 

Esta Imagem estará à venda ao público em geral, a partir de amanhã, 18 de junho, nos estabelecimentos e websites de venda artigos religiosos sediados em Fátima e na loja on-line do Santuário de Fátima. Para compras para revenda, a encomenda deve ser efetuada junto das três fábricas de estatuária religiosa aderentes ao projeto, com sede em Fátima e associadas da ACISO, nomeadamente, Artesacris – Artigos Religiosos de Fátima, Farportugal – Indústria de Artigos Religiosos e José de Almeida Pereira. A comercialização será, naturalmente, alargada aos estabelecimentos, nacionais ou internacionais, que entenderem adquirir o produto nas fábricas envolvidas no projeto.

 

Cada Imagem de Nossa Senhora de Fátima tem o preço de venda ao público de 25€, valor que inclui uma componente solidária de 1€ por unidade vendida a favor do Centro de Ação Social do Santuário de Fátima – Casa S. Miguel, IPSS, casa de acolhimento residencial, que trabalha há 25 anos no acolhimento, capacitação e reintegração das crianças e jovens residentes neste centro, de acordo com a apresentação feita na sessão pela atual diretora, irmã Nanci Leite.

 

“Para a ACISO fazia todo o sentido assinalar o Centenário da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima, com a produção local, em Fátima, de um produto certificado, exaltando o mais importante ícone mariano da atualidade”, referiu Purificação Reis, presidente da ACISO.

 

“Depois do sucesso do projeto do Terço Comemorativo do Centenário das Aparições de Fátima, congregaram-se vontades para, de novo, assinalar mais este importante marco histórico para Fátima, tendo-se optado por seguir a mesma linha gráfica no produto, de forma a dar coerência e continuidade ao conceito inicial”, recordou sublinhando que “ao envolver as fábricas locais, este projeto valoriza um setor económico importante para Fátima que é a sua indústria de artigos religiosos privilegiando-se, desta forma, o “made in Fátima”, sendo esse um dos aspetos que moveu a Associação para a conceção e desenvolvimento de mais este produto”. 

 

Na saudação de acolhimento, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, felicitou a ACISO, por “em boa hora” ter tomado a iniciativa. Referiu-se ainda à “qualidade” da imagem, “motivo justificado de orgulho” de todos os envolvidos no projeto. Sobre a escultura centenária, que inspirou a imagem comemorativa hoje apresentada, o reitor referiu ser “o mais significativo símbolo de Fátima, dos acontecimentos que lhe deram origem e da sua mensagem, mas é igualmente elemento que carateriza quer as celebrações litúrgicas quer os atos devocionais dos peregrinos que acorrem a este santuário”.

 

Alcides Gama, administrador da Imprensa Nacional - Casa de Moeda, destacou a importância da instituição que lidera na ligação a este projeto, por três principais razões: por ser a entidade que dá “credibilidade e autenticidade” aos mais diversos objetos e bens, por ser entidade do Estado que tem por missão serviço público e por este projeto ter “uma componente social muito importante”.

 

Fotografia: ACISO/Iso100

Imagem de Nossa Senhora assinala Centenário da Escultura de Nossa Senhora de Fátima

contacto

+351 962 747 440
Fátima | Portugal

Newsletter

Registe-se na nossa newsletter.