É notícia
Concursos hípicos de regresso às Caldas da Rainha

Partilhar notícia:
Uma das novidades do V Oeste Lusitano, iniciativa da Associação de Criadores de Puro Sangue Lusitano do Oeste (ACPSLO), realizada de 20 a 22 de maio nas Caldas da Rainha, foi a inclusão de concursos hípicos no programa do certame. As provas decorreram durante o fim de semana, sob a organização da empresa Green Horse, e o público aderiu em grande número.
 
Em declarações ao gabinete de imprensa da Green Horse, Tinta Ferreira, presidente da autarquia municipal, sublinhou a importância do regresso dos concursos hípicos às Caldas da Rainha: "Estes concursos são de facto uma tradição caldense que temos agora o orgulho de retomar". 
 
“O primeiro desses concursos históricos”, recorda Tinta Ferreira, "teve lugar em 1907 no hipódromo da Mata e teve então a presidência do rei D. Carlos. Foi inclusivamente numa destas provas que foi batido o recorde de Portugal de salto em altura quando Henrique Callado, em 1952, saltou 2,20m com o seu cavalo Caramulo".
 
As provas Green Horse tiveram lugar no Parque D. Carlos I, no Picadeiro Bordallo Pinheiro. Participaram 135 conjuntos (cavalo e cavaleiro). Realizaram-se 16 provas de âmbito nacional e uma Competição de Ensino Regional. 
 
O Grande Prémio – Prova de 1.35m foi disputado no domingo, por 17 conjuntos. Venceu o conjunto Hugo Carvalho – Tsar D'Audouville, seguido de Nuno Martins – Querouef De Blondel e Ivo Carvalho – Licoeur. Na prova de 1,20m, disputada por 27 conjuntos, venceu o conjunto Francisco Stilwell – Dandy da Foja e na de 1,10m Gonçalo Ribeiro Pinto – Zambo.
 
No sábado, o cavaleiro Gonçalo Ribeiro Pinto obteve o primeiro lugar nas provas de 1,10m e 1,30m, na primeira com Zambo e na segunda com Virtuose Des Biches. Nuno Martins, com Ascano II, venceu na prova de 1,20m. 
 
Para Eduardo Oliveira, a Green Horse, "em ambiente diferente daquele em que costuma trabalhar",  já que o concurso esteve inserido num certame de feira, "conseguiu atingir e ultrapassar os objetivos inciais, já que esperavamos menos de 100 conjuntos e acabaram por inscrever-se bem mais". Além disso, acrescenta, "agradou-nos muito possibilitar a um grupo de jovens cavaleiros daqui da região, alunos de vários centros de ensino do Hipismo, a participação num concurso desta envergadura. Foi muito bom vê-los felizes". 
 
Os resultados de todas as provas realizadas estão disponíveis para consulta nas páginas oficiais da Green Horse na Internet e do Facebook.
 
A próxima iniciativa Green Horse será um CSI* - Concurso de Saltos Internacional e está marcada para a Companhia das Lezírias, em Santarém, de 17 a 19 de junho. No decorrer do CSI* será ainda realizada uma Ação de Formação Contínua, com a duração de 25 horas, com o apoio da Federação Equestre Portuguesa.
A formação é destinada a treinadores de equitação geral e compreenderá matérias eminentemente práticas sobre os diferentes aspetos da disciplina de Obstáculos.

 

 

Concursos hípicos de regresso às Caldas da Rainha